Minas quer imunizar mais de um milhão de crianças contra polio
SES/Divulgação
O objetivo é imunizar 95% das crianças na faixa etária da campanha
A campanha de vacinação contra a poliomielite começa no próximo sábado (15) e, em Minas Gerais, a expectativa é de imunizar 1.161.989 de crianças de seis meses até antes de completar 5 anos. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a dose estará disponível gratuitamente, até 31 de agosto, em mais de cinco mil postos fixos e volantes espalhados por Minas.
A coordenadora de Imunização da SES, Tânia Brant, explica que desde 1989 o Brasil não registra nenhum caso da doença. No entanto, a imunização é necessária, uma vez que outras regiões do mundo ainda convivem com o vírus. “Mesmo que o Brasil não tenha mais casos da doença, outros países ainda convivem com a poliomielite, principalmente na África e na Ásia. Por causa do fluxo de turistas é fundamental vacinar todas as crianças brasileiras”, afirma.
A secretaria garantiu que vacina é segura e eficaz, não havendo contraindicações. Somente as crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC, com hipersensibilidade a algum componente da vacina ou que estejam em contato com pessoa imunodeprimida devem evitar a vacinação.
Campanha
Com a hashtag #VacinaPólio, a campanha de vacinação contra a doença será divulgada nas redes sociais. Além disso, o site www.saude.mg.gov.br/vacinacao foi criado para esclarecer dúvidas sobre a poliomielite.