Com a baixa umidade do ar que vem castigando nas últimas semanas, muita gente procura formas caseiras de amenizar a sensação estranha quando o clima está seco. Bacia com água, toalha molhada, lavar o quintal. Especialistas de São José do Rio Preto (SP) afirmam que este tipo de atitude ajuda sim a amenizar o problema.
Na casa da funcionária pública Karina Ferreira Castilho,, as filhas Angelina e Maria Eduarda sofrem com o tempo seco. “As crianças sentem bastante para dormir, com uma respiração seca, ofegante. Estão sempre resfriadas”, afirma Karina.
A convite do Tem Notícias, o geólogo Samir Barcha mediu os ambientes da casa da Karina para saber se as receitas caseiras para melhorar a umidade do ar resolve, ou não. No quarto das meninas a temperatura marcou 28,6°C, umidade relativa de 41%, que está abaixo do nível de conforto estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, que é entre 46 e 48%.
No quarto do casal, a umidade também está 41%. E neste quarto, será colocado uma pequena bacia com água e uma toalha molhada. O especialista dá uma dica importante. “Sugiro às pessoas que coloquem a bacia com água perto da cabeceira da cama, a gente pode ver que a umidade que vai evaporar daqui estará bem próxima da pessoa e ela vai usufruir da umidade de forma mais rápida”, afirma.
Cinco horas depois de deixar a bacia com água no quarto, o especialista voltou ao apartamento para conferir o resultado. No quarto das crianças , a umidade caiu de 41 para 34%. Já no quarto do casal , onde estavam a bacia e a toalha molhada , a umidade não caiu, pelo contrário, aumentou. Foi para 42%.
E outra dica do especialista é deixar a porta do banheiro aberto sempre que for tomar banho, para deixar o vapor umidificar o quarto. Quando se mede a umidade de um chuveiro ligado, o índice chega a 70%. “No quarto a umidade do ar já está a 50%. Então isso mostra que a umidade do banheiro já está se espalhando para outro cômodo”, diz Barcha.
Então usar a bacia com água e a toalha molhada funciona sim. E aproveitar o vapor do chuveiro também. “Normalmente a gente abre a janela do banheiro para o vapor sair. Então é mais legal trazer este vapor para o quarto e aproveitar a umidade”, afirma Karina.
Segundo o especialista, a bacia com água e a toalha molhada devem ficar perto da cama para fazer mais efeito e as portas do quarto devem ficar fechadas, para manter a evaporação da água no ambiente. O importante é renovar a água todo dia para evitar água parada.
