O foco é 2016

24/10/2015

Cruzeiro: distante do pesadelo, mas afastado também do sonho

Alexandre Simões – Hoje em Dia
WASHINGTON ALVES/LIGHTPRESS/CRUZEIRO
Paulo André treinou ontem como titular e pode formar a dupla de zaga com Bruno Rodrigo
Paulo André treinou ontem como titular e pode formar a dupla de zaga com Bruno Rodrigo

Sem perder há sete jogos e com 63,3% de aproveitamento nas últimas dez rodadas do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro, que está oito pontos à frente da zona de rebaixamento e oito atrás do Santos, que fecha o G-4, pode se transformar em mero participante da competição caso vença o Goiás amanhã, a partir das 18h, no Serra Dourada, em Goiânia, pela 32ª rodada.

O bom futebol do time de Mano Menezes fez nascer na torcida o sonho de uma chegada ao G-4 e conquista da vaga na Libertadores do ano que vem.

Mas a possibilidade é tão remota, que neste momento é mais fácil os desesperados Vasco e ville escaparem do rebaixamento que o Cruzeiro alcançar o G-4.

O Vasco tem 8,7% de chances de seguir na Série A, e o ville, 14,8%. A probabilidade de G-4 do Cruzeiro é de apenas 0,39%. Os números são do site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG.

Com 41 pontos, o Cruzeiro precisa vencer seus últimos sete jogos para chegar aos 62 e sonhar com Copa Libertadores.

Se alcançar 60 pontos (seis vitórias e um empate), segundo o site da UFMG são de apenas 50% as chances de se ficar na quarta posição. E pelo equilíbrio dos times que estão entre o décimo e o quarto lugares, dificilmente isso será alterado mesmo que o Santos siga em quarto e vença a Copa do Brasil, com a Série A ando a ter um G-5.

EXEMPLO

A torcida tem lembrado muito a arrancada de 2009, quando o Cruzeiro chegou a ocupar a zona de rebaixamento, mas se recuperou no returno e terminou o Campeonato Brasileiro na quarta posição.

Mas existem diferenças significativas entre o que o clube viveu em 2009 e o momento atual. Há seis anos, o Cruzeiro somava 48 pontos na 31ª rodada. Agora, são 41.

Nas sete rodadas finais, o time somou 14 pontos, com aproveitamento de 66,7%, e alcançou os 62, marca que aparece como mínima para se garantir uma vaga no G-4 também este ano, mas que será alcançada com a conquista de 100% dos pontos a disputar.

MUDANÇAS

Paulo André ganhou de Douglas Grolli a disputa pela vaga do suspenso Manoel. O substituto de Allano, que também recebeu o terceiro amarelo nos 2 a 0 sobre o Fluminense, será o meia Marcos Vinícius.

Ontem, pela primeira vez desde que ou por uma artroscopia no joelho direito, o atacante Alisson correu pelos campos da Toca da Raposa II.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora