A PREFEITURA DE ESMERALDAS E A CEMIG CONVIDAM:
Inauguração do Projeto Solar em Esmeraldas
Quarta-feira, 28 de outubro, às 15 horas.
Em frente à Igreja de São Judas Tadeu, no bairro Castelo Branco!
Todos são nossos convidados especiais!
Um evento para toda a família.
ENERGIA SOLAR
A Cemig desenvolve trabalhos pioneiros na áreade energia solar tanto em sua forma fotovoltaica quanto na forma solar térmica. As instalações de sistemas de aquecimento de água por coletores solares planos e de bombas de calor são ferramentas para reduzir o consumo de energia elétrica no horário de pico e também alternativa energética para conjuntos habitacionais destinados a famílias de baixa renda.
A energia solar é uma fonte renovável e apresenta-se como uma boa solução para áreas afastadas e não eletrificadas. Seu aproveitamento vem sendo realizado por meio de coletores solares, concentradores de radiação e módulos fotovoltaicos.
Os coletores planos são especialmente criados para converter a radiação do sol em energia térmica, utilizada para aquecimento de água. Para a produção de eletricidade, são utilizados concentradores de radiação solar ou módulos fotovoltaicos.
Nos coletores, a água é aquecida e transformada em vapor que irá acionar turbinas acopladas aos geradores de eletricidade. Já nos painéis fotovoltaicos, a luz do sol ao incidir nas células de silício, provoca a separação de cargas positivas das negativas, criando uma diferença de potencial, que produz corrente elétrica.
Os chuveiros elétricos, tecnologia dominante no Brasil para aquecimento de água para banho, possuem uma contribuição negativa no setor elétrico, elevando o pico de demanda da rede e um peso significativo na tarifa de energia dos consumidores de baixa renda. De modo a minimizar esses problemas, a Cemig instala aquecedores solares em conjuntos habitacionais, creches, asilos e hospitais.
Termelétrica
A primeira termelétrica solar do Brasil está instalada no Cefet-MG e trata-se de uma unidade experimental de 10 kW.
Quando se fala em sistemas fotovoltaicos, a Cemig já instalou, dentro do Programa Luz para Todos, sistemas de geração de energia fotovoltaica em 1.667 residências que, somadas às unidades instaladas em programas anteriores, totalizam 2.500, contemplando residências, escolas e postos de saúde.