Governador Pimentel visita área atingida

“É o maior desastre que já vimos na história de Minas”, diz Pimentel
Governador sobrevoou a área atingida pela ruptura de duas barragens da Samarco Mineradora

image (10)

FOTO: Gil LeonardiFOTO: Gil LeonardiFOTO: Gil Leonardi
PUBLICADO EM 06/11/

JHONNY CAZZETTA
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, sobrevoou a área afetada pela rupturas das duas barragens da Samarco Mineradora, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região Central do Estado. Após inspecionar a área, o governo afirmou à imprensa que acredita que o acidente seja o maior desastre ambiental já registrado no Estado.

“É um fato muito terrível. É uma tragédia, do ponto de vista ambiental, é o maior desastre que já vimos até hoje na história de Minas. Em termos de vítimas ainda não podemos precisar nada. A empresa levantou 13 desaparecidos, mas esses são aqueles que faziam trabalho no local. E nas localidades ainda não temos esse levantamento e só saberemos isso após o cadastramento de todos os desabrigados”, afirmou.

Segundo o governador ainda não é possível estimar os valores de verbas para reconstrução dos locais afetados pelo acidente. “Assim que ar a situação de resgate das pessoas e vítimas, nós iremos analisar e providenciar a recuperação de estradas e pontes atingidas. O governo federal já anunciou que irá nos ajudar e apoio isso não irá faltar”, disse.

Ainda segundo o governador, a expectativa é que até amanhã os desabrigados sejam abrigados em hotéis e alojamentos da cidade. “Isso está sendo organizado pela Defesa Civil, a empresa e a prefeitura de Mariana. Aqui no ginásio, na arena, está sendo feito este cadastramento inicial , mas mas elas serão retiradas. Até porque aqui não há condições delas ficarem aqui por muito tempo”, contou.

Inquérito. O governador informou que está acompanhando de perto o andamento das investigações dos inquéritos abertos pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de Minas Gerais, que já foram abertos pelos órgãos. “É muito cedo para falar de irregularidades ou punições. E isso é a Justiça quem irá decidir”, finalizou.

Ao lado de Pimentel durante a visita a Mariana, o ministro da Integração Nacional,Gilberto Occhi, não falou com a imprensa.

Deixe um comentário