A Arena do Galo cada dia mais próxima da realidade

Galo tenta atrair gigante AEG para viabilizar arena

Atlético

No pensamento da diretoria e dos parceiros envolvidos, a Arena Multiuso do Atlético é, ainda, apenas um desenho no papel. Mas não se trata apenas de erguer um novo “caldeirão” para o clube. Conversas com a gigante AEG, grupo americano que istra 125 arenas pelo mundo, podem fazer da casa alvinegra o maior centro de entretenimento de Minas.

Os astros Paul McCartney e Madonna, por exemplo, têm contrato de exclusividade com a empresa. Assim, ariam necessariamente pelo estádio em possíveis turnês futuras pelo Brasil. O sonho, porém, ainda esbarra no custo da obra: R$ 500 milhões. E o Atlético não pretende gastar nenhum centavo.

Utilidade pública

Por outro lado, a captação dos recursos ganhou um forte aliado. Recentemente, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, enquadrou o projeto apresentado pelo Galo como obra de “Utilidade Pública”.

O ofício assinado pelo chefe do Executivo municipal já foi encaminhado às Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri).

Com a nova classificação, o projeto ganha vantagens urbanísticas como a diminuição das exigências de uso e ocupação do solo, por ser um empreendimento de grande porte. Além disso, representa desconto em alguns tributos.

“A declaração de utilidade pública derruba barreiras. Há um ganho de flexibilidade no coeficiente construtivo, e os padrões de ocupação exigidos podem ser alterados. Pode-se dizer que o caráter de uma obra de utilidade pública retira barreiras no andamento do projeto. A Prefeitura tem dado grande atenção ao projeto do estádio”, explicou o secretário de Meio Ambiente e vice-prefeito da capital, Délio Malheiros, ao Hoje em Dia.

Com o respaldo governamental, o clube terá mais facilidades para negociar com empresas e captar o dinheiro necessário.

O terreno, às margens da Via Expressa, no bairro Califórnia, foi doado pela MRV Engenharia, patrocinadora master do Atlético.

A ideia é construir um estádio com capacidade para 45 mil lugares, em uma área de 110 mil metros quadrados e com um estacionamento coberto para 4,5 mil veículos. Um centro de convenções e até mesmo um shopping center também estão no projeto da Arena Multiuso

Em análise

O documento enviado por Márcio Lacerda, no qual classifica o empreendimento atleticano como “Utilidade Pública”, ainda não chegou às mãos do Secretario de Estado de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz. O secretário da Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Rezende Teixeira, por sua vez, já recebeu o ofício e agora espera apenas o parecer do colega da Semad.

Fonte : H D

Atlético tem dois jogos para ‘fechar’ o ano
Se vencer São Paulo e Goiás, Galo já garante o vice-campeonato antes de enfrentar o Grêmio

FERNANDO ALMEIDA SUPERFC
Emoção, raça e suor vêm se tornando aliados do Atlético nas últimas vitórias e conquistas. Triunfos nos minutos finais, troféus levantados após viradas espetaculares. Algo que está na história atleticana e é cantado a alto e bom som pela Massa alvinegra. Contudo, nesta reta final de Campeonato Brasileiro, o objetivo é deixar de lado essa sina e garantir o vice-campeonato antes mesmo de enfrentar o Grêmio, em solo gaúcho, na penúltima rodada.
Para que isso seja possível, a primeira e complexa missão dos comandados do técnico Levir Culpi é sair do Morumbi, no próximo dia 19, com uma vitória diante do São Paulo. “O campeonato ainda não acabou, pode acontecer muita coisa. Vamos tentar vencer todas para fechar esse objetivo do segundo lugar o mais rápido possível. Nosso pensamento é só nas vitórias”, disse o meia Dátolo.
O tricolor paulista vem de derrota para o Cruzeiro por 2 a 1, no último fim de semana, no Mineirão, e teve o técnico Doriva demitido – Milton Cruz comandará a equipe interinamente contra o Galo. Apesar desses fatos negativos e do caos político vivido pelo clube, o São Paulo se mantém na briga por uma vaga na Copa Libertadores 2016, estando um ponto abaixo do Santos, atual quarto colocado e finalista da Copa do Brasil – ou seja, caso os santistas levem o torneio mata-mata, o São Paulo hoje estaria com a vaga na Libertadores.
Com esse primeiro o dado, o objetivo seguinte será vencer o Goiás nos domínios mineiros. Os goianos brigam contra o rebaixamento, mas já deixaram claro que não são fáceis de ser batidos e costumam complicar contra as equipes que estão brigando na parte de cima da tabela. O Galo mesmo foi um dos alvos do Esmeraldino, com um empate sem gols no primeiro turno, em partida realizada no estádio Serra Dourada.
Além do Atlético, o Goiás também tirou pontos no Brasileirão de Corinthians (0x0), Grêmio (1×1), Santos (4×1), São Paulo (3×0), Internacional (2×1) e Sport (1×0).
Esperança
“O campeonato ainda não acabou, pode acontecer muita coisa. Vamos tentar vencer todas para fechar esse objetivo do segundo lugar o mais rápido possível.”
Dátolo – meia do Atlético

Números
6 pontos é a diferença atual do Galo para o Grêmio, 3º colocado
20 vitórias conquistou o Atlético no BR, três a mais que os gaúchos

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora