O Vereador de Esmeraldas/MG Ronaldo Brandão(Roni do Tijuco),líder do governo na Câmara,fiel defensor da sua região mas sempre preocupado com a cidade em um contexto geral e que acompanhou todas as etapas de construção popular do PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE ESMERALDAS/MG,fala sobre o mesmo:
-“Mesmo não concordando com a contratação de empresa para auxiliar a câmara no processo legislativo, pois além de ser um gasto de quase 80 mil reais em um momento de crise, já existem profissionais efetivos e contratados para essa mesma função, quais sejam: Assessoria Jurídica e Legislativa.
Acompanhei atentamente os trabalhos realizados e como participo a mais de 2 anos da construção do Plano, propus emendas ao texto para melhorá-lo e torná-lo mais claro às pessoas, pois esse é, de fato, meu papel como vereador. Isso não quer dizer que o PLANO DIRETOR não pode ser aprovado, muito pelo contrário, é obrigação de cada vereador legislar e isso, importa dizer, apontar caminhos para lapidar os textos do executivo.
Também é fundamental esclarecer que os apontamentos que a fundação Dom Cabral fez, bem como os que os vereadores fizeram pessoalmente podem e devem melhorar o rico e excelente trabalho realizado pelo povo esmeraldense durante quase dois anos de intensas reuniões.
Os delegados e as comissões eleitos para a Construção do Plano diretor estratégico trabalharam duro e merecem o nosso respeito e dedicação.
O povo votou na conferência da cidade e aprovou um belo Plano diretor. Correções ortográficas e técnicas legislativas e cartográficas, nós vereadores temos a OBRIGAÇÃO DE FAZER.
Para isso eu mesmo fiz várias emendas para lapidar os textos em consonância com as ponderações da FDC.
Outro ponto importante é que tanto o prefeito quanto a senhora Dorinha Alvarenga explicaram claramente que a base cartográfica utilizada para construção dos mapas do Plano Diretor é do IBGE, portanto, oficial. Assim, há toda a transparência necessária quanto aos mapas, visto que a fonte é legal e utilizada por todos os governos e instituições sérias.
Por fim, entendo que o grande desafio de Esmeraldas chama-se: VONTADE POLÍTICA!!!!
Se houver o mínimo, aprovaremos o Plano Diretor com as devidas alterações e TODOS sairemos vitoriosos, pois deve prevalecer o bem coletivo em favor da cidade e do nosso povo.
Outro ponto de vista.
O Desconhecimento do Plano diretor causa uma interpretação errada.
O conhecimento e interesse político para menosprezar o que foi construído e os resultados positivos que ele pode trazer também maculam a interpretação.
Dizer que o plano diretor não traz significativas mudanças para o município é um absurdo.
Veja: o simples fato de que vai dar oportunidade de conexão entre Esmeraldas e o aeroporto de confins de forma mais rápida já seria um grande ganho.
Isso para não falar da atração de empresas, como é o caso da região da 040″.
Vereador Roni
Foto:Arquivo