Esmeraldas/MG mostra que é possível enfrentar a crise com trabalho
No momento em que perdura essa crise financeira a nível mundial,os prefeitos precisam se atentarem a que objetivo focar e para isso, a criatividade é primordial, afinal trabalham istrando o dinheiro do povo.
Já em outubro de 2015 , parte da imprensa mineira publicava que 95% DAS PREFEITURAS MINEIRAS NÃO TERIAM CAIXA PARA ARCAR COM 13º DOS SERVIDORES
Servidores das prefeituras mineiras terão que rezar para conseguir receber o décimo terceiro salário este ano. Com a baixa arrecadação e a queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que acertou em cheio as istrações municipais, calcula-se que 95% das cidades não conseguiram fazer reserva durante o ano e, portanto, não terão dinheiro em caixa para pagar o benefício aos funcionários.
Essa por exemplo foi uma matéria do jornal Hoje em dia de 26/10/15
E ESMERALDAS GENTE, TINHA?
Esmeralda também não tinha! Foi graças a ação conjunta, a colaboração dos servidores, a estratégia istrativa que provocou quase 500 mil reais de redução na folha de pagamento, que o 13º pôde ser pago integralmente.
No dia 06/01/16 o Jornal Estado de Minas publicou o seguinte texto:
PIMENTEL DIZ QUE NÃO HÁ GARANTIA DE PAGAMENTO DE SALÁRIO ATÉ O 5º DIA ÚTIL
O governador Fernando Pimentel disse nesta quarta-feira que não há como garantir nos próximos meses o pagamento do salário dos servidores até o quinto dia útil. “Acho difícil (pagar até o quinto dia util), que a gente consiga manter esse cronograma até então adotado no estado”, afirmou o governador. Os servidores vão receber os salários de dezembrono dia 13. A jutificativa do governo é que em dezembro foram pagas duas folhas – a de novembro e o décimo-terceiro salário – o que comprometeu o pagamento neste início do ano.
SERÁ MESMO?
Sim, o que o Governador disse realmente fez sentido. Infelizmente os servidores do Estado não receberam. Mas, não foi assim em Esmeraldas. O município pagou todos os funcionários na data correta.
No mesmo dia 06/01/16, o portal r7 da Rede Record divulgou essa informação:
SETE LAGOAS QUER PAGAR PARTE DO 13º COM VALE-COMPRAS
Prefeito Marcio Reinaldo afirma que não tem dinheiro e deve atrasar depósito de remuneração pelo menos até fevereiro. Advogada afirma que quem receber por meio de vales pode entrar na Justiça.
JÁ EM ESMERALDAS?
Esmeraldas pagou o 13º integralmente no dia 22/12 /15
O Jornal O GLOBO mostrou em dezembro/2015 essa triste realidade:
CRISE ECONÔMICA OBRIGA PREFEITURAS A CORTAR INVESTIMENTOS
A menos de um ano para as eleições municipais, o desejo de muitos prefeitos era estar com canteiros de obras a pleno vapor para as inaugurações em 2016. Mas a crise econômica atingiu em cheio esses planos e nas grandes cidades, que, em tese, seriam menos vulneráveis à recessão, já é possível constatar que os investimentos despencaram até 90% este ano. O pouco recurso disponível em caixa está sendo canalizado para despesas obrigatórias como a folha salarial, e algumas capitais item que deverão fechar o ano com déficit.
E COMO SEGUE A CIDADE DE ESMERALDAS?
Esmeraldas está investindo, ações como tapa buracos, asfaltamento, melhoramento de ruas em bairros outrora esquecidos, reformas emergências de pontes e construção de escola são alguns exemplos! Não estamos imunes ás consequências da crise, mas também não ficamos de baços cruzados esperando as “coisas” melhorarem! O prefeito Glacialdo Souza(PT) arregaçou as mangas, reduziu seu próprio salário e de seus secretários, conscientizou os servidores, demitiu comissionados, assumiu a Secretaria de Fazenda, e o resultado é uma Esmeraldas de pé, caminhando rumo ao futuro.
Colaboração: Gleisson Oliveira
Foto: Warley Pereira