Chuva contínua evitará racionamento de água em 2016

Chuva melhora nível dos reservatórios da Copasa e evita racionamento
Números já chegam próximo aos registrados em todo o mês de janeiro de 2015; aliada ao sistema de captação de água do rio Paraopeba, inaugurado em dezembro do ano ado, chuva afasta ainda mais risco de racionamento

image (15)

Sistema de captação do rio Paraopeba e chuva afastam ainda mais risco de racionamento na Grande BH

As chuvas dos últimos quatro dias melhoram a situação dos reservatórios da Copasa que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte e afastaram de vez o risco de racionamento na região metropolitana em 2016. Além do bom volume de chuva, o abastecimento é garantido pela ampliação do sistema de captação de água do rio Paraopeba, inaugurada no dia 21 de dezembro do ano ado. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da empresa nesta segunda-feira (18).

De acordo com gráficos da empresa, o volume do sistema Paraopeba, composto pelos reservatórios Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores, chegou a 30% nesta segunda-feira. Já no dia 10, o nível estava em 23,3%, aumento de cerca de 7 pontos percentuais.

No dia 19 de dezembro de 2015, o volume chegou a 22,4% em todo o sistema. No Serra Azul, que chegou quase a secar em 2015, o volume chegou a 11% nesta segunda. No dia 10 estava em 7,5%.

Com a previsão de chuva para a próxima semana, o volume do sistema Paraopeba tende a ultraar o registrado em janeiro de 2015, quando o número de todo o mês chegou a 33,33%.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte é abastecida pelos reservatórios do sistema Paraopeba e pelo sistema rio das Velhas, que não tem reservatórios. Nele, a captação é feita a “fio d´água”, ou seja, diretamente no leito do rio.

Óbvio que a população precisa se manter vigilante quanto ao desperdício afinal a

realidade é que os níveis estão melhorando más é necessário se manter consciente.

Deixe um comentário