Muita chuva na capital mineira e parte da região metropolitana

A forte chuva em BH fez o ribeirão Arrudas atingir o seu limite e quase transbordar; risco foi descartado após a chuva diminuir e o nível do rio voltou a baixar

chuvabh2
Fortes chuvas

 

Fortes chuvas  atingiram Belo Horizonte e região metropolitana no início da tarde desta quinta-feira (25), o ponto miais crítico foi na altura do bairro Betânia onde o Arrudas atingiu o limite do seu volume.

Moradores fizeram vários vídeos da situação do ribeirão Arrudas pouco após a chuva começar e postaram nas redes-sociais.

O nível do córrego Gorduras, na rua dos Limões, bairro Maria Goretti, na região Nordeste, também ficou elevado, mas o risco de transbordamento também foi descartado. No auge da chuva, a Defesa Civil chegou a recomendar que os motoristas evitassem o local e também a avenida Teresa Cristina.

Além de vir acompanhada de ventos com velocidade de 50 quilômetros por hora e descargas elétricas, conforme alerta emitido pela Defesa Civil da capital, válido até as 20h desta quinta, também houve granizo.

O primeiro registro de chuva de granizo foi no Barreiro. “Está tendo uma tempestade no Barreiro agora com chuva de granizo e muitos ventos na região do Cristo Redentor”, informou o técnico mecânico Roberto de Castro, de 53 anos, quando a chuva começou.

Também foram registradas chuvas de granizo na região Norte (bairros Mariquinhas e Zilah Spósito) e na região Oeste, principalmente no bairro Gameleira.

Houve ainda a capotagem de um veículo na rua Estácio de Sá, no bairro Gutierrez, sem feridos.

As chuvas que tiveram intensidade de moderada a forte também atingiram Contagem, Nova Lima, Santa Luzia, e a saída de BH no sentido Ouro Preto.

Na capital choveu em todas as regiões, principalmente nas Leste, Centro-Sul, Oeste, Norte, Pampulha e Barreiro. Na regional Nordeste, perto da avenida Bernardo Vasconcelos com Cristiano Machado também houve registro de chuva forte e os motoristas que aram pela região precisaram manter a atenção redobrada.

Além disso, as chuvas se intensificaram em Venda Nova. Elas estiveram fortes também na região Noroeste, e bairros como Prado, Gameleira, Belvedere, Barreiro, Maria Goretti, Betânia e no centro da capital.

A região que registrou o maior volume de chuvas foi a Oeste, com um acumulado de 43 milímetros.
Recomendações

O Corpo de Bombeiros fez algumas recomendações a quem estiver no carro durante chuvas fortes. O motorista não deve parar o veículo perto de árvores ou postes. Ele também deve procurar um local alto para esperar a chuva abaixar até que trafegue novamente. Além disso, ao ar em poças d´água deve-se manter a aceleração em primeira marcha.

Previsão

Segundo o instituto de meteorologia TempoClima Puc Minas, apesar da chuva, o calor deve continuar. A temperatura máxima registrada nesta quinta foi de 32º e a mínima deve ser de 18º. A previsão de pancadas de chuvas é a mesma para esta sexta-feira (26), sábado (27), domingo (28) e o início da semana.

Ainda conforme a Defesa Civil é preciso ficar em alerta, principalmente por causa dos possíveis alagamentos, como acontece historicamente na avenida Francisco Sá. A última forte chuva na capital causou a morte de uma mulher que foi arrastada por uma enxurrada no bairro Prado no último dia 12.

Deixe um comentário