Fifa tem novo presidente

Ítalo-suíço Gianni Infantino é o novo presidente da Fifa

O ítalo-suíço Gianni Infantino, 45 anos, ex-secretário geral da Uefa, venceu a eleição para a sucessão de Joseph Blatter no comando da Fifa, nesta sexta-feira (26), com 115 votos. Como superou a marca de 104 votos, necessáriapara ser eleito, Infantino assumirá o posto que Blatter ocupou nos últimos 18 anos. O segundo colocado, o xeque do Bahrein Salman bin Ebrahim Al Khalifa recebeu 88 votos.

A disputa estava entre quatro candidatos: Infantino e Salman bin Ebrahim Al Khalifa, 50 anos, eram os favoritosno pleito, seguidos pelo príncipe jordaniano Ali Bin Al-Hussein, e o francês Jérôme Champagne.

Em sua primeira entrevista após a eleição, o novo presidente da Fifa prometeu mudanças, e disse que irá “renovar a Fifa e construir uma nova era na entidade”, além de prometer aumentar a transparência da instituição, divulgando o salário de seus dirigentes, e implantar controles mais rígidos no setor financeiro.

Infantino foi o primeiro colocado do primeiro turno da eleição, com 88 votos, apenas três a mais que o xeque Al-Khalifa. O príncipe jordaniano Ali Bin Al-Houssein, recebeu 27 votos, e o francês Jérôme Champagne, apenas sete. Mais cedo, o sul-africano Tokyo Sexwale já havia renunciado à candidatura, garantindo que apoiaria o vencedor.

O novo presidente da Fifa entrou para a UEFA em 2000, para trabalhar no gabinete jurídico e legal. Quatro anos depois tornou-se diretor para os assuntos legais e para o licenciamento dos clubes, até que em 2009 tornou-se Secretário-Geral.

Ítalo-suíço Gianni Infantino, 45 anos, venceu a eleição para a sucessão de Joseph Blatter na Fifa
Ítalo-suíço Gianni Infantino, 45 anos, venceu a eleição para a sucessão de Joseph Blatter na Fifa

Joseph Blatter renunciou depois que as autoridades de Justiça dos Estados Unidos e da Suíça deflagaram uma operação internacional contra a corrupção no futebol. A entidade foi obrigada a esclarecer denúncias de que seus principais dirigentes cobravam propina para negociar contratos de marketing, transmissão de jogos e a escolha dos países-sede da Copa do Mundo.

Já o francês Michel Platini, que inicialmente aparecia como sucessor provável de Blatter, decidiu retirar sua candidatura depois de ter sido suspenso pela Comissão de Ética da Fifa.

Deixe um comentário