Melhor jogador da Libertadores sub-20 em 2012, Cazares reencontra o Coelho

Enquanto Ronaldinho rebatia os xingamentos da torcida gremista, em 1º de julho de 2012, com uma vitória do Atlético sobre o Tricolor gaúcho, o jovem Juan Cazares estava no Peru celebrando o primeiro título da carreira. No mesmo dia do triunfo alvinegro em Porto Alegre, o equatoriano conquistava a Libertadores Sub-20 pelo River Plate-ARG e era eleito o atleta mais valioso do torneio.
Quatro temporadas se aram, e Cazares herdou a função de R10 no time mineiro, com a missão de repetir o brilhantismo dos tempos de juniores. Para tanto, nesta quarta (2), pela Copa Sul-Minas-Rio, ele terá pela frente uma das seis vítimas daquela campanha vitoriosa: o América.
Aos 23 anos, Cazares ou de promessa do futebol equatoriano a realidade. No Galo, entretanto, ainda caminha os primeiros os. Mas possui o aval da comissão técnica do clube mineiro e da torcida, ambos contentes com o que o camisa 11 fez nos dois jogos pelo novo clube.
O armador foi contratado por indicação do diretor Eduardo Maluf, que foi até Buenos Aires observá-lo no Banfield, clube que o meia defendia, emprestado pelo Independiente Del Valle-EQU. Cazares saiu do River de graça, e deixou saudades, pois era tratado como uma joia bruta.
Na segunda edição da Libertadores Sub-20, ele liderou os Millionarios ao título. Derrotou o América nas quartas de final, na disputa de pênaltis (6 a 5) após empate sem gols. Na finalíssima, venceu, pelo placar mínimo, os uruguaios do Defensor, equipe defendida na época pelo meia Arrascaeta, um dos atuais destaques do rival Cruzeiro.
Além dos nomes citados, aquele torneio também revelou Matías Kranevitter, prata-da-casa do River Plate campeão da Libertadores 2015, atualmente no Atlético de Madrid. O clube espanhol, inclusive, foi o convidado da Conmebol para aquela competição de base. A versão júnior do torneio continental teve sua terceira edição disputada em fevereiro deste ano e foi vencida pelo São Paulo.
Convocação
Juan Cazares terá de aproveitar bastante os duelos contra o América, pela Sul-Minas-Rio e pelo Mineiro (no dia 13). Afinal, no clássico contra o Cruzeiro, em 27 de março, ele terá a participação comprometida.
Tanto ele quanto o zagueiro Erazo estarão a serviço da Seleção do Equador para dois jogos pelas Eliminatórias: Paraguai (24/3) e Colômbia (29/3). O técnico da equipe líder da competição, Gustavo Quinteros, publicará a lista de convocados em 14 de março. Os selecionados irão se concentrar no dia 19, uma semana antes do maior clássico do futebol mineiro.
Para a partida diante da Raposa, inclusive, o técnico Diego Aguirre deve ter novas baixas. A Seleção Olímpica do Brasil irá fazer dois amistosos, entre 24 e 27 de março. O lateral-esquerdo Douglas Santos e o atacante Clayton estão cotados para defender o time. Os confrontos, anunciados nessa segunda (29), serão contra Nigéria e África do Sul.
Por falar no novo atacante do Atlético, o jogador de 20 anos chegou a Belo Horizonte e já fez os primeiros trabalhos na Cidade do Galo. Mas, devido a pendências contratuais, só deverá ser apresentado oficialmente nesta terça (1º), após vínculo de cinco anos.