Galo busca ser o primeiro do grupo na Libertadores

Galo pode garantir primeiro lugar no grupo e encaminhar Top 4 na Libertadores nesta quarta

Vitória sobre o Del Valle vai assegurar liderança da chave e deixará time próximo de ter no mínimo a quarta melhor campanha dessa fase da competição internacional

Bruno Cantini/ Atlético

A classificação do Atlético às oitavas de final da Copa Libertadores está bem encaminhada. O Alvinegro precisa de apenas um empate contra o Independiente del Valle, nesta quarta-feira, às 21h45, no Equador, para se classificar. Mas o clube avalia os dois últimos confrontos do Grupo 5 com outros olhos. O time comandado por Diego Aguirre pode também garantir uma das melhores campanhas da primeira fase e ter a vantagem de decidir seus duelos no mata-mata em casa.

Vencer os equatorianos no Estádio Rumiñahui garante a liderança da chave ao Galo, com uma rodada de antecedência. Restará aos comandados de Diego Aguirre conquistar o triunfo na partida derradeira da fase de grupos, contra o Melgar, no Mineirão, para chegar aos 16 pontos e, assim, se garantir, no mínimo, como o quarto melhor primeiro colocado.

No momento, o Alvinegro ocupa a segunda melhor posição geral da Libertadores, apenas atrás do Atlético Nacional, da Colômbia, que soma 12 pontos em quatro partidas realizadas. A equipe do ex-atleticano Sherman Cardenas é uma das que podem ficar à frente do Galo ao final da fase de grupos, já que é o único time que segue com 100% de aproveitamento na competição.

Apenas outras duas equipes podem chegar aos 16 pontos, número limite para o Atlético na fase de grupos: The Strongest, da Bolívia, e Toluca, do México. O primeiro tem situação mais complicada. Com sete pontos, tem dois dos três jogos fora de casa, contra River Plate, na Argentina, e Trujillanos, na Venezuela, além de receber o São Paulo em sua última partida.

Já os mexicanos também somam sete pontos em três partidas disputadas, mas, ao contrário dos bolivianos, tem dois jogos para fazer em casa e apenas um longe de seus domínios. Nesta terça, o Toluca recebe a LDU, do Equador. Na próxima semana, é a vez do argentino San Lorenzo jogar na América do Norte. Na última rodada, os ‘Diablos Rojos’ jogam no Brasil contra o Grêmio.

Primeiro lugar geral

Para conquistar o primeiro lugar geral da fase de grupos, assim como aconteceu em 2013, ano em que conquistou o título da Libertadores, o Atlético tem que torcer principalmente contra o Atlético Nacional. Além de ter que vencer seus dois jogos, o Galo terá que torcer contra os colombianos, que enfrentam o Sporting Cristal, no Peru, e o Huracán, em casa. Os dois times ainda lutam pela classificação no Grupo 4.

Se os colombianos empatarem um de seus jogos, o Atlético terá que vencer as duas partidas e tirar a diferença no saldo de gols. Atualmente, o Galo tem cinco contra 11 dos rivais. Por isso, é fundamental para o Alvinegro vencer bem suas partidas para sonhar com a melhor colocação na fase.

Já na briga contra Toluca e The Strongest, o Atlético leva vantagem, atualmente, no saldo de gols. Os mexicanos somam três e os bolivianos dois. No entanto, o Galo tem um jogo a mais que os dois adversários.

Deixe um comentário