O que fizeram com a nossa cidade?

Centro

Durante anos esqueceram de prepararem a nossa cidade, todos nós nos orgulhava-mos de ter uma enorme extensão territorial mas não nos acordamos para o fato que esse poderia se tornar um grave problema quando as grandes cidades começasse a empurrar os seus moradores para fora do centro e quando os jovens dos longínquos municípios interioranos decidissem mudar para mais próximo da capital mineira, mas as possibilidades eram ainda maiores, viriam também pessoas de outros estados e por ser Esmeraldas a cidade que disponibilizava espaço, era aqui a opção para se instalarem, muitos ate hoje morando em bairros que mal podem ter essa nomenclatura devido a precariedade na falta de estrutura culpa da irresponsabilidade de políticos que aprovavam loteamentos “a toque de caixa$” , sem que nada fosse exigido e nem fiscalizado das imobiliárias, o que se via eram aglomerados surgindo sem uma escola, sem uma rede pluvial pois nem pavimentação tinham, sem uma rede de esgoto obrigando aos compradores a usarem fossas que acabaram poluindo nossos mananciais criando vários pontos de contaminações, sem espaço de lazer levando as crianças da época a se tornarem jovens sem convivência entre si e levando muitos deles para o lado do crime, loteamentos eram criados sem respeitar áreas verdes, nascentes, áreas institucionais, etc.
Muitos, cobiçados pelos valores das prestações dos imóveis não se importavam pela falta de estrutura e se “jogavam” nessa armadilha, vários desses loteamentos de décadas continuam sem legalização sem contar que algumas imobiliárias já encerraram as suas atividades, o que prejudica ainda mais.
Obvio que não estou aqui execrando a presença dessas pessoas que na época viram em nossa cidade a possibilidade ou a opção para se instalarem, afinal deve ser reconhecido que inúmeros desses contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento da cidade, o que é questionado aqui é por qual motivo não prepararam a cidade quando a anos atras notaram que a cidade crescia desordenadamente e que isso não era viável para um município que ainda não conseguia empregar os que aqui já habitavam?
Como essas pessoas se locomoveriam se nunca tivemos um transporte coletivo digno que consiga interligar de verdade os nossos bairros e municípios?
Se as nossas gestantes tinham que ter seus partos realizados em outras cidades pois a nossa maternidade que hoje faz uma média de 35 partos por mês, simplesmente inexistia.

Estamos em um ano eleitoral, muitos são os nomes que surgem como pré-candidatos, muitos deles, velhos conhecidos do nosso eleitorado, eis então a hora de fazer-mos a indagação:
-O que fizeram pela nossa cidade?
-O que fizeram com a nossa cidade?
As críticas e as promessas serão muitas, vão dizer que a cidade não tem nada, mas então porque não fizeram quando tiveram na poder?
Irão criticar a estrutura istrativa da prefeitura, esquecendo que essa istração realizou o maior concurso público da história dessa cidade, ao contrário dos que usavam as vagas de emprego como moedas de troca, falarão mal do Hospital 25 de Maio, sempre o usam nessa época, esquecendo que muitos que estarão implorando o seu voto contribuíram para fecha-lo no ado.
Irão prometer a geração de emprego, mesmo sendo filiados a partidos que impediram a vinda de empresas para a cidade nesses últimos anos.
Terão alguns até a coragem de te oferecer algum benefício, não se esqueça que a compra de votos é crime, mas a venda também é e quem compra se for eleito vai querer retorno!
Já é de conhecimento que alguns tidos como “salvadores da pátria” estão se reunindo e tentarão te iludir com promessas que jamais cumprirão, usarão de subterfúgios diversos na tentativa de criminalizar partidos e pessoas, cuidado, não se iludam com quem só faz críticas, isso é desespero e despreparo.
Ninguém está proibido de expor, discutir e de ouvir propostas, desde que essas sejam construtivas e que venham acrescentar ao que está sendo realizado dentro do que está sendo preparado para o futuro dessa cidade.
Esmeraldas foi muito mal tratada no ado, não merecemos voltar aos tempos ruins da nossa história quando só eramos vistos em páginas ou programas policiais.
Esmeraldas merece continuar no caminho do crescimento e é o que queremos.

Deixe um comentário