BH terá protesto contra o governo de Michel Temer nessa quinta-feira

A concentração será na Praça Afonso Arinos e

seguirá até a faculdade de direito da UFMG

image (6)

A Frente Brasil Popular de Minas Gerais realiza, nesta quinta-feira (19), uma manifestação contra o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB). A concentração acontecerá na Praça Afonso Arinos, às 17h, e seguirá a Ocupação Mata Machado – mobilização que ocupou a faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na avenida Álvares Cabral, na região central de Belo Horizonte.

Em nota divulgada à imprensa, o movimento afirma que o afastamento de Dilma Rousseff é “uma farsa e representa recurso para impor medidas pesadas sobre a população”. A Frente Popular disse, ainda, que o governo Temer “é ilegítimo e já impõe o retrocesso social”, com medidas como a extinção do Ministério da Cultura.

Outros protestos

A decisão de extinguir o Ministério da Cultura (MinC) causou grande repercussão no meio artísticos. Diversos artistas se manifestaram contra essa decisão e a ação mais recente foi o protesto feito pelos atores do filme “Aquarius” antes de sua exibição no festival de Cannes.

As ocupações de locais destinados a cultura também estão sendo usadas como estratégia para protestar contra o fim do MinC. Em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, as sedes das Funarte (Fundo Nacional de Artes) estão ocupadas. Em Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador, Natal e João Pessoa também houve registro de manifestações contra a medida.

Movimentos socais também têm convocado as pessoas para irem às ruas contra o que eles chamam de “golpe”. No domingo (15), BH, Brasília e São Paulo tiveram atos contra o presidente interino; e nesta terça (17), a capital paulista sediou novamente protestos contra Temer.

Deixe um comentário