O ex-tenista Gustavo Kuerten, o Guga, tricampeão de Roland Garros, foi o escolhido para acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, que ocorrerá na noite desta sexta-feira (5), do Rio de Janeiro, segundo informou o site UOL.
Nascido em Florianópolis, Guga começou a praticar tênis aos 6 anos de idade. Aos 14, conheceu o técnico Larri os, que o acompanhou durante os seguintes 15 anos. As vitórias em cima de grandes nomes do tênis mundial o colocaram no ranking de ídolos da modalidade.
Guga está entre os outros quatro tenistas não norte americanos a jogar pelo menos uma vez a final de todos os quatro Masters Series da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) disputados na América do Norte.
Os tenistas Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray, compõem a lista de jogadores que disputaram ao menos uma final.
O atleta foi escolhido após Pelé divulgar que não conseguirá comparecer a cerimônia. O ex-jogador, reconhecido mundialmente como o rei do futebol declarou nesta sexta que não poderá participar da cerimônia por problemas de saúde.
Detalhes da cerimônia
Onde:
A cerimônia acontecerá no Estádio Jornalista Mário Filho, carinhosamente conhecido como Maracanã, no Rio de Janeiro, que já foi palco de grandes disputas de campeonatos do futebol, como as Copas do Mundo de 2014 e 1950.
Início:
Os organizadores informaram que os portões serão abertos às 16h30. Contudo, o início da cerimônia ocorrerá às 20h desta sexta (5).
Tempo de duração:
A previsão é que a cerimônia ocorra dentro de quatro horas, regadas a dança, fogos de artifícios, e muita história dos países.