Vacina contra HPV para meninos já está disponível pelo SUS em Minas

Meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 3,6 milhões de adolescente, com idade entre 12 e 13, em 2017

 

A imunização que, foi implantada em 2014 e que, até 2016, era destinada apenas as meninas nos postos, ou a ser disponibilizada nessa segunda-feira (2) também aos meninos.

Conforme informou o Ministério da Saúde, a decisão de incluir os meninos no grupo de imunização foi tomada após estudos apontarem que a vacina irá contribuir para a diminuição do câncer de colo de útero e vulva das mulheres.

“A vacina também é importante para os meninos, uma vez que ela também previne tumores e câncer de pênis, garganta e ânus. A medicação é bastante segura e eficaz não tem contra indicação e nem efeito colateral”, explica Marisa Lages Ribeiro, vice-presidente da sociedade mineira de pediatria.

A especialista lembra que os responsáveis pelos adolescentes tem papel importante nessa imunização. “O menino não vai por conta própria ao centro de saúde e por isso é importante que o pai ou responsável tenha consciência da necessidade da vacinação e o leve para tomar as doses”, explicou a Marisa.

Pensando nisso, a vacinação destinada aos meninos, que já estava disponível para a compra em farmácias, foi disponibilizada pelo SUS.

A ideia do Ministério da Saúde é que, em 2017, cerca de 3,6 milhões de meninos sejam vacinados em todo país. A expectativa ainda é que a faixa-etária seja aplicada, segundo o órgão, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

Para alcançar esses números de imunizados, o Ministério da Saúde alega ter adquirido seis milhões de doses, ao custo de R$ 288,4 milhões. Questionado sobre quantas doses foram destinadas a Minas Gerais e a expectativa de homens que devem ser imunizados aqui, a Secretaria de Estado de Saúde não soube informar.

Contudo, a pasta alegou que “há vacinas remanescentes de 2016, com prazo de validade em dia, que podem ser istradas tanto em meninos, quanto em meninas, uma vez que não há diferenciação na dose”. Além do medicamento já existente nos postos de saúde de Minas, ainda em janeiro, segundo justificou a Secretaria, o Ministério da Saúde irá enviar as vacinas adquiridas recentemente para cobertura da população estimada.

Mais informações

Qualquer menino com idade entre 12 e 13 anos poderá ser vacinado em postos de saúde do Estado. Para ser imunizados, basta procurar o centro de saúde na companhoa de um responsável, juntamente com seu cartão vacinal.

Em caso de perda ou dano do cartão, a Secretaria recomenda que o responsável pelo menino procure o serviço de saúde de bairro onde mora, onde irá adquirir um cartão espelho. Esse é um documento que fica arquivado com os registros de doses que foram aplicadas no paciente, bem como aquelas que deverão ser istradas.

Conforme informou o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV é aplicada em duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Já os homens que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

Confira abaixo como será a oferta de vacinas para meninos por ano:

Ano
População-alvo

2017

Meninos de 12 e 13 anos

2018

Meninos de 11 e 12 anos

2019

Meninos de 10 e 11 anos

2020

Meninos de 9 e 10 anos

Meninas imunizadas

Desde que foi implantado em 2014, a vacina contra HPV já foi aplicada em 1.630.954 meninas mineiras com idade entre 9 a 14 anos. No primeiro ano, foram 619.779 vacinas aplicadas. Em 2015, foram 815.477 meninas imunizadas.  Já em 2016, foram aplicadas 195.698 vacinas em Minas.

Fonte: O Tempo

Deixe um comentário