Há 31 anos no calendário da instituição, evento resgata a memória e valoriza o papel da Educação como desenvolvedora social em Minas Gerais.
Resgatar as memórias de uma vida construída em torno da educação. O Dia 1º de Maio é um dos eventos mais importantes do calendário da Fundação Educacional Caio Martins desde a década de 60, afinal é a data que reúne todos os anos os ex-alunos, parceiros e colaboradores da instituição para uma grande celebração no Centro Educacional de Esmeraldas, em Minas Gerais e tem o apoio da SEDESE (Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social) e do Governo de Minas Gerais.
- Já são várias gerações de “Caiomartinianos”, nome dado às pessoas que tiveram a oportunidade de frequentar a Fundação e puderam usufruir do conhecimento e da ideologia da obra do Coronel Manoel José de Almeida, que fazem do 1º de Maio, data em que é comemorado do Dia do trabalhador no Brasil, um dia para rever amigos de longas datas e celebrar a importância da FUCAM. “O encontro dos ex-alunos serve para perpetuar a história e a filosofia da Fundação. Tem também o objetivo de apoiar os que já aram pelo Centro Educacional, auxiliando eles caso tenham alguma necessidade”, afirma Jonas Batista Pereira, ex-aluno e professor da FUCAM de Esmeraldas.
- A FUCAM
- Fundada em 1948 pelo Coronel Manoel José de Almeida, brasileiro nascido em 1912 na cidade de Januária (MG), a Fundação Educacional Caio Martins sempre buscou contribuir para garantir um futuro melhor para crianças e jovens brasileiros. O Coronel Almeida, como ficou mais conhecido, desbravou o sertão de Minas Gerais ao lado dos bandeirantes e implantou 6 Centros Educacionais nas cidades de Buritizeiro, Esmeraldas, Januária, Juvenília, Riachinho e São Francisco. A FUCAM formou, ao longo dos seus quase 70 anos, mais de 80 mil alunos, fazendo um trabalho fundamental com a educação nas regiões mais pobres de Minas Gerais.
- Programação
- Como em todas as edições, as boas vindas aos participantes são dadas sempre às 8 horas com um Café da Manhã servido todos os anos no refeitório do Centro Educacional de Esmeraldas-CEE. Momento que já proporciona rever velhos amigos e relembrar os tempos de diversão e aprendizado na Caio Martins. Logo após é realizado o ato cívico com o hasteamento de bandeiras. Uma missa especial é preparada pelo Padre Mário José Neto, que também foi ex-aluno da FUCAM. Ao longo do dia várias atividades como homenagem aos antigos estudantes e apresentações musicais promovem a integração dos ex-alunos e seus familiares nos espaços do Centro Educacional.
- O dia do ex-aluno conta com a cooperação de alguns parceiros para a sua realização como Prefeitura Municipal de Esmeraldas, a ONG Frutos de Caio Martins, Supermercados BH, Associação Flor de Lis Esporte Clube, Secretaria de Esportes e a Liga de Esportes de Esmeraldas e Fazenda do Arrojo.
- 08h00 – Café da Manhã
- 08h30 – Hasteamento das bandeiras – Momento Cívico
- 09h30 – Missa com Padre Mário José Neto (ex-Aluno)
- 11h30 às 12h30 – Horário Livre
- 12h30 às 14h00 – Almoço
- 14h às 17h00 – Esportes (Piscina, Futebol e Voley)
- ASCOM FUCAM
FONTE: fucam.mg.gov.br
Oi eu fui ex aluno do caio martins nos 90 sinto muita saudades de la não lembro dos nome dos meus amigos de la mais eu era conhecido pelo chileno isso e pela minha nacionalidade chilena hoje faiz 20 anos voltei pro chile e na internet vi fotos tenho votande de visitar denovo onde creci.
Se alguen lembra de min porfavor mandar correio eddie.ahumadamorales@gmail.
Ficarei esperando.
CurtirCurtido por 1 pessoa