A festa mais importante do calendário dos Caiomartinianos expressou emoções e reúniu memórias vivas no dia do trabalhador.
O Dia do Ex-Aluno da Fundação Educacional Caio Martins – FUCAM reúne, todos os anos, centenas de pessoas para as comemorações e homenagens que são prestadas aos antigos alunos no Centro Educacional de Esmeraldas – CEE. Este ano mais de 500 pessoas aram pelo evento, que contou com a presença do vice- prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, do Secretário Estadual de Direitos Humanos e Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, do Prefeito de Esmeraldas, Márcio Belém e o Vereador Agnaldo Lousada, da presidente da FUCAM Maria Tereza Lara e do vice-presidente Gildázio Santos, além de alunos, ex-alunos, famílias, servidores, ex-servidores e outros parceiros.
Para a presidente da FUCAM, Maria Tereza Lara, o evento foi um momento rico de confraternização e integração entre ex-alunos e alunos, direção, servidores, autoridades de âmbito municipal e estadual. “Um dos momentos marcantes do encontro foi a fala do Padre Mário, que enfatizou a importância de que todos e todas no fortalecimento do processo de atualização do projeto do Coronel Almeida”, ressalta Maria Tereza. Proposta educacional que, segunda a presidente, “gera vida na sociedade nos dias de hoje.”
Filhos das Escolas Caio Martins Ao longo do feriado do trabalhador, o público conferiu a apresentação da Fanfarra e da Orquestra Jovem com alunos do Centro Educacional. Já as crianças aproveitaram os brinquedos e mesas de jogos espalhados pelos gramados da Fundação. Apresentação de dança, música, barraquinhas de alimentação e distribuição de pipoca e algodão doce também fizeram parte do evento que ofereceu um grande almoço gratuito ao público presente. A festa sempre buscou relembrar o ado e as práticas que marcaram a vida dos mais de 80 mil alunos que aram pela FUCAM, como também alimentar o carinho que a Instituição tem pelos seus colaboradores e estudantes. “O Dia do Ex-Alunos foi criado para estimular os novos estudantes a interagirem com os velhos alunos. Nos primeiros encontros eles disputavam no futebol, no vôlei, futsal e ainda almoçavam juntos”, relembra o professor e fundador da Associação dos Ex-Alunos, Jonas Batista Pereira. Após muitos anos de trabalho como colaborador da Fundação, Jonas sempre recebe homenagem no dia do evento.
Não é difícil encontrar relatos marcantes como o de Luiz Sampaio Xavier. O professor que estudou no Centro Educacional em Buritizeiro-CEB de 1954 a 1962, foi para o Rio de Janeiro após se formar e lá começou a dar aula utilizando a pedagogia da FUCAM. Ao longo de sua trajetória como professor teve reconhecimento pela forma como lecionava. Luiz Sampaio também foi fundamental para intermediar os primeiros contatos com a Marinha e a Prefeitura do Rio para a implantação de uma unidade da FUCAM na Restinga de Marambaia, antiga Escola de Pesca a pedido do Coronel Manoel José de Almeida. Segundo ele, “esse era o sonho do Coronel, que infelizmente não pode ser realizado, devido a sua doença e pouco tempo depois o seu falecimento”. O Ex-Aluno Alberto José da Silva estudou na Fundação de 1975 a 1985 e relembra as oficinas de agropecuária, onde os estudantes tinham mais contato com o campo através do plantio de hortaliças. A gratidão por ter estudado na Instituição explica o esforço que ele faz todos os anos para ar um dia inteiro com os amigos no dia 1º de maio. “Eu sempre digo aos meus colegas, a Escola Caio Martins é minha segunda mãe. O que eu tenho e aprendi, devo muito a ela”, relata o ex-aluno.
1º de maio, o dia dos Caiomartinianos O Dia do Ex-Aluno acontece há 40 anos. Quem está envolvido diretamente com a instituição sabe que os desafios são muitos e que é fundamental o envolvimento dos servidores, das famílias dos ex-alunos, dos colaboradores da instituição e também da atual presidente Maria Tereza Lara e do do vice-presidente Gildázio Santos, ressalta o coordenador do Centro Educacional de Esmeraldas, Dedilmo Pereira Duque. Esse ano a Prefeitura de Esmeraldas também foi fundamental na realização do evento, graças ao apoio do atual prefeito Márcio Belém. Uma parceria entre prefeitura e FUCAM que se estende também a outros projetos para atender a comunidade e a instituição.
Daniele Cristina de Melo, que estudou na Instituição na década de 90 e há 12 anos é orientadora pedagógica da Instituição, relata sobre a importância do Encontro dos Ex-Alunos para a comunidade Caiomartiniana: “o evento, é um momento de você interagir com pessoas que aram por aqui, que foram alunos desde o início da FUCAM, entender como funcionava e como funciona hoje, e também para trabalhar esse diferencial que é a troca de experiência entre os alunos.” Para ela, a data serve para resgatar saudosas lembranças e comprovar que a escola continua firme em seus ideais.
O Vice-presidente Gildázio Santos ressalta que um dos aspectos importantes da celebração foi integrar e possibilitar a participação de pessoas dos 6 centros educacionais que estão em Januária, Juvenília, Esmeraldas, São Francisco, Buritizeiro e Urucuia, “realmente foi um evento da FUCAM e não só do Centro Educacional de Esmeraldas. Mas Esmeraldas teve um papel fundamental na organização, na construção da programação e na preparação do espaço para receber o Dia do Ex-Aluno.” Em 2018 será comemorado os 70 anos da Instituição e o planejamento para a próxima edição será ainda mais marcante. A confraternização do dia 1º de maio vai continuar cumprindo o seu objetivo que é o de manter viva a história do Coronel Almeida e Dona Márcia através da preservação das ideologias da Fundação Educacional Caio Martins.
FONTE:
Texto: Elias CostaFotos: Rogério Arruda ASCOM FUCAM http://fucam.mg.gov.br/