Saiba quais hortaliças plantar em janeiro
O ano começou! Que tal adicionar mais variedade à sua horta? Em janeiro, é possível semear uma variedade incrível de frutas e hortaliças nas mais variadas regiões do Brasil! Para ter sucesso na plantação, saiba o que está na época de plantio!
Se você mora na Região Sul ou Sudeste do Brasil, é época de plantar variedades de:
Abobrinhas de Tronco
Acelgas
Agriões
Alfaces
Almeirão (Radiche)
Beterrabas
Cebolinha
Cenoura
Coentro
Couve-Brócolis
Couve Chinesa
Couve-Flor
Couve Manteiga
Espinafre
Feijão-Vagem
Jiló
Manjericão
Maxixe
Melões
Mostardas
Nabos
Pepinos
Pimenta
Pimentões
Quiabos
Rabanetes
Repolhos
Rúcula
Salsa
Nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, plante em janeiro variedades de:
Abóboras
Abobrinhas de Tronco
Aipo
Alface
Berinjelas
Cenouras
Coentros
Couve-Brócoli
Couve-Flor
Feijões-Vagem
Jilós
Manjericões
Maxixes
Melancias
Melões
Pepinos
Pimentas
Pimentões
Quiabos
Repolhos
Tomates
FONTE: Isla sementes
As histórias dos seres humanos e das hortas caseiras são inseparáveis. Desde os povos mais antigos às novas gerações, as hortas fascinam por vários motivos: beleza, possibilidade de cultivar alimentos, frescor, saúde etc. Porém, com o ar do tempo, as cidades cresceram e essa tradição – muitas vezes transmitida entre gerações -, se perdeu.
O primeiro motivo para o não cultivo de hortas é o crescimento exagerado das grandes cidades e a redução dos espaços nas moradias, que normalmente se resumem a um apartamento sem área para cultivo de plantas mesmo em vasos e jardineiras. Outro motivo é a rotina das pessoas, que ficou mais acelerada e sem tempo para o cultivo do seu próprio alimento.
No entanto, os benefícios de se ter uma horta não foram perdidos ao longo do tempo – continuam inúmeros e melhoram a qualidade de vida das pessoas. Dentre eles, destacam-se:
Saúde:
Possuindo uma horta em casa, existe a possibilidade de colher alimentos frescos, conhecer o manejo e diversificar a alimentação diária.
Conhecimento:
Quando as pessoas cultivam hortaliças, temperos e ou planas medicinais, precisam buscar informações sobre o manejo e cultivo da planta.
Terapia:
As atividades culturais obrigam o horticultor a destinar um tempo semanal em sua horta para deixá-la com bom aspecto e livre de doenças, pragas e plantas daninhas. Assim, a prática se torna terapêutica e social, já que envolve mais pessoas no processo de cultivo.
Economia:
Cultivando seus próprios temperos, alimentos e plantas medicinais, o indivíduo economiza nas compras.
Diante dessas vantagens e da busca pela melhoria na qualidade de vida das famílias, o cultivo de hortas em grande ou pequenos espaços nunca saiu de moda. Ainda existe uma grande procura das pessoas na busca de informação pela melhor forma de cultivo de seus alimentos.
Veja como é fácil ter sua horta, independente do seu espaço: