Em momentos de crise, é notória a relevância da
educação financeira para o bem-estar de cada um.
Saber lidar com o dinheiro, seja para gastar com
inteligência, programar suas despesas ou investir
adequadamente, é vital para não incorrermos em
dívidas e garantirmos uma aposentadoria tranquila.
Levando em conta que vem crescendo a expectativa
de vida da população brasileira e que os idosos de
hoje se tornaram adultos em uma época completamente
diferente dos tempos e costumes atuais, estes também
necessitam aprender a lidar com as novidades da
economia financeira.
A Legião da Boa Vontade (LBV) atenta ao crescimento da
inadimplência entre os idosos de Belo Horizonte, conforme
confirma a CDL, resolveu contribuir no processo de
reversão desse quadro, promovendo palestra especial para
idosos atendidos pelo programa VIDA PLENA.
Educação Financeira na Terceira Idade: por que é importante?
Em Belo Horizonte, MG, ninguém tem mais problemas em istrar as próprias finanças do que os idosos. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em julho, numa comparação anual, houve um crescimento de de 16,41% da inadimplência entre as pessoas com mais de 65 anos.
Pensando nisto, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu uma palestra especial sobre Educação Financeira para os idosos atendidos pelo programa Vida Plena, mediada pelo consultor da Harpia Desenvolvimento Financeiro, Carlos Eduardo Costa, em parceira com o Banco Mercantil do Brasil.
No bate-papo, Carlos Eduardo conversou com os atendidos sobre como se relacionar com o dinheiro para que não fiquem endividados e para que possam ir em busca de seus objetivos. “Normalmente são pessoas que já se afastaram do mercado de trabalho e têm alguma renda, um benefício ou uma aposentadoria”, analisa. O palestrante destaca, assim, a importância de conversar com essa faixa etária: “É uma renda que vai ficar estável ao longo dos anos e muitas vezes os gastos nessa idade aumentam. Então é importante que melhore o planejamento para ter condições de realizar sonhos”.
O senhor José Ribamar Castro Mendes Silva, de 79 anos, ressalta o que aprendeu: “Um ponto muito importante que eu acho que todo mundo tinha que pensar são as escolhas que a gente faz na vida. A saúde financeira depende muito disso. Então, toda vez que a gente vai decidir alguma coisa tem que ver se é prioridade”.
De modo geral, nessa palestra sobre Educação Financeira, eles aprenderam que, além de economizar e decidir o que realmente é necessário, o planejamento é fundamental. Para fugir do vermelho, é preciso pensar muito antes de colocar a mão no bolso. “Eu aprendi que a gente tem que fazer planejamento para conseguir uma vida normal com o dinheirinho que ganho. O dinheiro já é pouco e se a gente gastar à vontade nada vai ser bem resolvido. Vou rear isso para os meus filhos, netos e bisnetos porque eu quero que eles tenham uma vida melhor que a minha”, disse a senhora Maria de Jesus Miranda Lima, de 82 anos.
Por intermédio do programa Vida Plena, a LBV colabora para que idosos em situação de vulnerabilidade tenham a oportunidade de vivenciar a terceira idade de forma saudável e feliz, oferecendo um serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos.
Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.691 — Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.
CONTRIBUIÇÃO: Larissa Emerick
Assessoria de Marketing e Comunicação da LBV